Os jogos e a psicopedagogia
Algumas
considerações

O
jogo revela uma lógica diferente da
racional, revelando uma lógica da subjetividade,
carregando em si uma carga psicológica,
pois revela a personalidade do jogador.
É
construtivo, pois pressupõe uma ação do indivíduo sobre a realidade.
É
uma
ação carregada de simbolismo, que dá sentido à própria ação, reforça a
motivação e possibilita a criação de novas ações
(SOUZA;
MENDES, 2012).
Vale
lembrar que, utilizando o jogo como recurso, as sessões
psicopedagógicas
se
distanciam dos paradigmas escolares
e a aprendizagem se torna prazerosa
e produtiva.
Importante...
Qualquer
jogo, mesmo os que envolvem regras
ou atividade corporal, dá espaço para
a imaginação, a fantasia e a projeção de
conteúdos afetivos.
O objetivo
primordial da intervenção
psicopedagógica
é
fazer com que o ser aprendente
seja
protagonista do seu saber, não só no
espaço educacional, como na vida em
geral.
O jogo
mostra-se, portanto, um enorme recurso para
a intervenção psicopedagógica.
§
Através dele o psicopedagogo pode alcançar
os objetivos
esperados na terapia do sujeito.
Durante
o tratamento psicopedagógico esta ferramenta
se torna importante, pois o indivíduo participa
do seu aprendizado, constrói junto
com o psicopedagogo, brinca com seu
desenvolvimento e, sem perceber, alcança as
metas previstas no diagnóstico.

Excelente estímulo
à criatividade e desenvolvimento da linguagem.
1.Espalhar
as figuras ao chão;
2.Pedir
que o(s) participante(s) escolham 3 figuras (que tenham a mesma cor);
3.A
partir delas, criarem uma história (narrativa).
referências
MENDES,
Pilar Mariana Assaf; SOUZA, Gleicione
Apª
Dias Bagne
de. A importância do jogo no atendimento psicopedagógico. Revista da Universidade Vale do Rio Verde,
Três Corações, v. 10, n. 2, p. 409-414, ago./dez. 2012.
PSICOPEDAGOGIA
SALVADOR. http://psicopedagogiasalvador.blogspot.com.br/. Atividades e jogos. ://psicopedagogiasalvador.blogspot.com.br/search/label/Jogos%20e%20Atividades>.
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