Psicopedagogia Clínica e Institucional
A
Psicopedagogia tem como subsídio duas linhas de trabalho, a citar, clínico e a
institucional, as quais estão atreladas a buscar soluções para o usuário, bem
como orientar os pais e educadores, na tentativa de mediar os conflitos
existentes no meio escolar e social.
O
(a) profissional de Psicopedagogia clínico atua em clinicas, dando suporte
terapêutico direto a criança, ao jovem ou adulto que dele necessitar. Nesses
atendimentos o profissional deve utilizar de várias técnicas criativas como
jogos, entrevista, dinâmicas, questionário, conversa informal dentre outros
métodos que facilitará chegar a um diagnóstico preciso do paciente, bem como
buscar métodos para a resolução do problema na perspectiva de contribuir com o
resgate de valores, de participação, e ressocialização ao meio escolar e social
– tendo como princípio fundamental o processo de aprendizagem.
Já
a Psicopedagogia Institucional se faz presente nos espaços hospitalares,
empresas, escolas e outros lugares pertinentes à atuação desse profissional.
Com o objetivo de prestar assistência aos profissionais da educação, no que
tange ao desenvolvimento do ensino aprendizagem e, buscando métodos de
trabalhos para prevenir futuros problemas de aprendizagem.
Assim,
a atuação nesses ambientes em questão, o profissional utiliza de um olhar
crítico da realidade em que estão inseridos – buscando trabalhar com dinâmicas
de participação, desenvolver projetos propícios aos educadores e educandos, o
que fortalece as relações entre instituição/alunos/os pais e sociedade. Desenvolvendo
ações preventivas na perspectiva de formar cidadãos politizados.
A pedagogia sempre manteve um diálogo muito próximo com outras disciplinas como a Filosofia, Sociologia e a Psicologia. É importante buscar este diálogo para que seja possível formar cidadãos politizados
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